(11) 4146-2305 (11) 94034-3362 [email protected]

Existem diversas opiniões referente o tema, inclusive alguns mitos como:


“Não preciso de controle, pois tenho tudo na minha mente”. Por menor que seja sua operação é necessário ter um controle nem que seja anotações em um caderno para programar o que deverá ser feito, manter um histórico do que aconteceu nos períodos, entre outras possibilidades. Isso o ajudará nas tomadas de decisões e auxiliará no sucesso de sua organização.

Outro mito “não tenho tempo a perder com controles financeiros” a grande maioria dos empreendedores são pessoas ocupadas, porém se não tem condições de contratar alguém para fazer esse trabalho essa responsabilidade é do empresário, então fique atento. “não sou especialista em finanças” não é necessário ser perito para administrar um pequeno negócio, porém deve procurar conhecer o básico para saber de onde o dinheiro vem e para onde vai.

Abaixo algumas dicas para melhorar sua gestão financeira:

Controle de vendas: o valor total das vendas no período não é suficiente para uma análise mais detalhada. O ideal é ter controle do produto/serviço que é mais vendido, qual que gera maior custo e qual gera maior lucro para sua operação, sendo assim, saberá qual produto/serviço deve investir e focar mais para melhorar seu desempenho aumentando assim seu faturamento.

Livro Caixa: que nada mais é que o registro de toda entrada e saída de dinheiro do caixa empresarial, ou seja, seu histórico de movimentação monetária. Logo saberá onde estão seus custos e despesas, seu fluxo de recebimentos e pagamentos, que lhe possibilitarão criar melhores estratégias para o desenvolvimento do seu negócio.
Misturar conta Pessoa Física com Pessoa Jurídica: o ideal é que o empresário defina um salário (pro-labore) que será pago mensalmente, para lhe dar com as despesas pessoais, procurar não retirar dinheiro do caixa para pagamento de contas particulares, existe também o empreendedor que aplica dinheiro na empresa quando a mesma está passando por dificuldades financeiras, neste caso deve ser registrado como investimento.

Fluxo de caixa: ferramenta extremamente importante para sua gestão, o mesmo serve para controlar seus recebimentos e pagamento e efetuar previsão do que terá a receber e pagar no futuro. Então poderá colocar suas metas baseados nesses resultados, se em determinado período terá custos e despesas maiores, saberá que terá que procurar enxugar ou negociar as mesmas e aumentar as vendas para não fechar no vermelho.

Organize as finanças do seu negócio e melhore seus resultados.