(11) 4146-2305 (11) 94034-3362 [email protected]

Riscos de infrações fiscais que podem prejudicar sua empresa

Pequenas empresas normalmente começam suas operações sem o devido alinhamento de organização estratégica, administrativa e fiscal. Em muitos casos ocorre que cometem muitos erros e nem sabem onde essas falhas, sendo assim, vamos deixar alguns pontos que devem ser verificados, pois se estiver cometendo essas divergências, pode ser autuado e multado através dos órgãos fiscalizadores:

Não Emissão da nota fiscal de venda ou prestação de serviços: parece obvio, porém a receita federal hoje possui meios para determinar a sonegações tributária, por exemplo os bancos declaram sua movimentação financeira, logo se o valor da sua receita (banco) divergir do valor das notas emitidas, pode acarretar em uma autuação fiscal.

Notas fiscais de compras: Muitas vezes você efetua aquisição de algum produto, matéria prima ou insumo, mas não recebe a nota fiscal devida, porém o valor do pagamento do seu fornecedor saiu da conta bancária, logo essa saída de recurso fica descoberta, ou seja, sem uma origem (justificativa).

Arrecadação dos tributos: Postergar o pagamento de tributos pode ser arriscado para sua empresa, pois a receita federal hoje atua de forma rápida, em questão de meses o valor do débito está em divida ativa, dependendo do caso o juiz pode determinar o bloqueio dos bens da organização até que seja saudadas as pendências. Outro problema é que você pode acumular divida muito alta que não consegue regularizar mais, pois mesmo parcelado as parcelas tomam muito de sua receita.

Patrimônio incompatível com faturamento: Deve-se acompanhar a evolução patrimonial de forma correta e deve ser compatível com a realidade da empresa, então se a Pessoa Física ou Jurídica, tem um aumento desproporcional de patrimônio o mesmo deve ter origem para justificar tal crescimento.

As multas por falhas nesse sentido são altíssimas, então deve-se observar todos os pontos e pensar com calma em todos os passos a serem tomados e alinhado todos os pontos, consulte seu contador para averiguar a forma correta de proceder e qual melhor caminho a ser tomado.